Contratar um consultor imobiliário é uma decisão inteligente para quem está a comprar ou a vender uma casa, especialmente quando as condições de mercado são desafiadoras como as atuais.
Enquanto profissionais, possuem a experiência e o conhecimento especializado necessários em relação à negociação, aos processos complexos do setor imobiliário e ao mercado local no qual está a vender ou pretende comprar.
Ao trabalhar com um consultor todo o processo será mais suave e a facilitará a sua vida, garantindo ao mesmo tempo um ótimo negócio para si.
Contudo para que isso aconteça é preciso encontrar a pessoa certa para si e para a sua situação.
Poderá encontrar um consultor imobiliário online, nas redes sociais ou através de uma recomendação de algum conhecido, por exemplo.
No entanto, independentemente da forma como o encontre, não contrate ninguém sem fazer estas sete perguntas:
Faça esta pergunta para entender o quão ocupado o consultor está. Um excelente consultor deverá estar bastante ocupado, mas se a sua agenda estiver sobrecarregada, com uma viagem próxima ou outros conflitos, poderá valer a pena considerar uma outra opção. Tão importante como a experiência e resultados é essencial saber que o consultor imobiliário tem tempo para si e que as suas necessidades serão atendidas.
Existem várias táticas de marketing diferentes que um consultor poderá usar para vender a sua casa. Assim como não existem duas casas iguais, nenhuma promoção de um imóvel deve ser tratada da mesma forma. Um aspeto fundamental a ter em conta para ter a certeza de que o plano a seguir é o mais adequado à sua situação e à sua casa, é se o consultor conversa consigo sobre os seus objetivos primeiro e elabora um plano exclusivo para os alcançar. Se ele não fizer isso, continue à procura.
Seja a comprar ou a vender, a fase de negociação é potencialmente a parte mais stressante de todo o processo - para todos! Fazer esta pergunta ajudará a entender como o consultor irá negociar em seu nome. Alguns adoptam uma postura mais rígida, outros são mais flexíveis, qual é aquela que você prefere? Ao mesmo tempo também lhe dirá o quão confiante o consultor está na sua habilidade de obter o preço que deseja e os termos que procura, então certifique-se de estar satisfeito com a resposta.
É importante ter um consultor cujo estilo de comunicação seja compatível com o seu. Prefere chamadas, e-mails ou mensagens de texto? Gosta de informações diretas e objetivas ou prefere uma abordagem mais amigável? Certifique-se de que as suas preferências combinam com o tipo de comunicação do consultor, antes de se comprometer com uma situação que possa acabar por ser frustrante para si. Pergunte também com que frequência o consultor entrará em contato e que tipo de atualizações pode esperar receber.
Fazer esta pergunta irá dar-lhe uma ideia do nível de experiência do consultor e da sua familiaridade com o mercado onde está inserido o seu imóvel. Isso é importante porque influencia a habilidade do consultor em lidar habilmente com quaisquer problemas que surjam e determinará como posicionará a sua casa no mercado, se estiver a vender, e o quão facilmente encontrará a casa certa para si e pelo preço certo, se estiver a comprar. O conhecimento local e os anos de experiência também vêm acompanhados de uma valiosa rede de relacionamentos e contatos para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Faça esta pergunta para ter certeza do valor a pagar ao consultor pelos seus serviços. Se for um comprador, geralmente não precisa se preocupar com isso. Normalmente, o valor é uma percentagem da venda do imóvel. Se for um vendedor, certifique-se qual é essa percentagem para não ter nenhuma surpresa no momento em que a venda for concluída.
Comprar ou vender uma casa é uma decisão importante e a pessoa que escolhe para o acompanhar nesta jornada pode ser a diferença entre um sucesso incrível ou stress enorme. Um bom consultor sabe isso e deve ficar feliz em lhe fornecer referências de antigos clientes que lhe possam transmitir a experiência de terem trabalhado com ele. Também é uma boa ideia ver as avaliações nas redes sociais como o Facebook e o Google. Isso lhe dará uma ideia de como é trabalhar com ele e o tipo de resultados que poderá esperar.
Nós temos respostas. Diga-nos o que tem em mente e quais são os seus objetivos. Nós faremos um plano para ajudar a alcançá-los.