Existem apenas 3 razões pelas quais uma casa não é vendida.
Vender a sua casa num mercado em constante mudança pode, no mínimo, ser desafiador. É preciso ter a apresentação certa para a sua casa, mantê-la arrumada durante semanas a fio, estar pronto para receber visitas a qualquer momento e basicamente suspender todos os seus planos até que o comprador certo se apaixone pela sua casa. A isso, ainda pode acrescentar a incerteza de não saber quanto tempo isso vai levar.
Às vezes, mesmo fazendo tudo certo, as casas simplesmente não são vendidas. Então a pergunta que surge naturalmente é: "O que não está a funcionar?"
Se uma casa não é vendida, geralmente resume-se a uma de três razões: apresentação, divulgação ou preço.
A sua apresentação deve ser a melhor possível. Os cómodos precisam estar limpos e organizados, e deve ser fácil para os compradores agendar visitas.
No entanto, mesmo com a melhor apresentação o resultado pode ser o mesmos se a sua divulgação não for a mais adequada ao seu imóvel. A sua casa pode ser a melhor do mercado, mas se os compradores não souberem que ela está à venda, eles simplesmente não a poderão comprar.
É aqui que entra a experiência e o conhecimento de um profissional. Todos os potenciais compradores no seu mercado devem estar cientes de que a sua casa está à venda. A publicidade deve ser convincente e inspirar ação. Idealmente, o consultor imobiliário escolhido também deve ter um plano para alcançar os compradores com o orçamento adequado que possam não ter considerado a sua casa ou a sua localização diretamente. Isso pode ser alcançado através de vários métodos de marketing, tais como a base de dados, anúncios nas redes sociais, materiais impressos, campanhas por telefone ou SMS, direcionadas a compradores que estejam ativamente à procura em áreas próximas ou com requisitos não muito diferentes da sua casa.
Dica: Se o seu consultor imobiliário oferecer opções para investir numa divulgação extra para a sua casa, deve considerá-las, especialmente se esses canais de marketing tiverem um alcance e uma vida útil decentes.
Também faz parte da apresentação geral o nível de serviço fornecido pelo seu consultor. É essencial estar disponíveis para os potenciais compradores e responder rapidamente a todos os pedidos de informações e de visita. As visitas devem ser conduzidas profissionalmente, com todas as informações importantes sobre a casa facilmente disponíveis para os interessados.
No entanto, o fator mais importante é o preço. Pode ter a melhor apresentação do mundo e o melhor marketing que o dinheiro pode comprar, mas ainda pode ter dificuldades para vender se os compradores não encontrarem valor no preço anunciado (que já agora deve ser baseado nas suas expectativas e em dados concretos do atual mercado).
Vamos considerar alguns cenários práticos:
A sua divulgação não está a funcionar. O seu consultor deve sugerir pro-ativamente mudanças na sua estratégia de marketing online o mais rápido possível. A sua presença online deve ser revista regularmente (ou seja, a cada 2 semanas). Continue a ajustar as fotos, o anúncio e/ou o preço até que as visitas comecem a melhorar.
A sua expectativa de preço está a desfasada do mercado e das expectativas dos compradores, ou algum aspecto da apresentação da sua casa está a afastar os compradores depois que eles a visitam. Discuta isso honestamente com o seu consultor e definam as mudanças apropriadas.
As expectativas de preço podem estar muito altas e poderá ter considerar a redução do preço pretendido ou manter a sua casa mais tempo no mercado.
É fácil culpar o consultor imobiliário quando uma casa não é vendida, mas tente adotar uma visão objetiva antes de presumir que a responsabilidade é toda dele.
Fez tudo o que é possível para tornar a sua casa atraente para os potenciais compradores?
Tem confiança de que a sua expectativa de preço ainda está alinhada com o valor real de mercado?
Dica: Visite outras casas no mesmo intervalo de preço e que os potenciais compradores estão a considerar, para ver como a sua casa se compara à concorrência. Tente ser objetivo na sua avaliação. Pergunte ao seu consultor quais opções os compradores estão a escolher ao invés da sua casa e por quê.
O seu consultor deve fazer tudo o que for possível para obter o preço que você deseja. Eles devem promover a sua casa da melhor maneira possível e fazer alterações regulares no marketing para aumentar o interesse dos compradores. Mas se o marketing estiver certo e a apresentação estiver certa, lembre-se...
Tudo se resume ao preço.
Todas as casa são vendidas...pelo preço certo.
É claro que o preço importa e maximizar o resultado é fundamental. Quando consegue alinhar o preço, a apresentação e a divulgação ao mesmo tempo, é quando a mágica acontece e você obtém o melhor resultado possível.