Categoria
Tempo de leitura:
7
min

Não consegue vender a sua casa?

Estes são as 3 razões possíveis

Autor
Paulo Soares
Publicado em
8/6/2023

Existem apenas 3 razões pelas quais uma casa não é vendida.

Vender a sua casa num mercado em constante mudança pode, no mínimo, ser desafiador. É preciso ter a apresentação certa para a sua casa, mantê-la arrumada durante semanas a fio, estar pronto para receber visitas a qualquer momento e basicamente suspender todos os seus planos até que o comprador certo se apaixone pela sua casa. A isso, ainda pode acrescentar a incerteza de não saber quanto tempo isso vai levar.

Às vezes, mesmo fazendo tudo certo, as casas simplesmente não são vendidas. Então a pergunta que surge naturalmente é: "O que não está a funcionar?"

Se uma casa não é vendida, geralmente resume-se a uma de três razões: apresentação, divulgação ou preço.

A sua apresentação deve ser a melhor possível. Os cómodos precisam estar limpos e organizados, e deve ser fácil para os compradores agendar visitas.

No entanto, mesmo com a melhor apresentação o resultado pode ser o mesmos se a sua divulgação não for a mais adequada ao seu imóvel. A sua casa pode ser a melhor do mercado, mas se os compradores não souberem que ela está à venda, eles simplesmente não a poderão comprar.

É aqui que entra a experiência e o conhecimento de um profissional. Todos os potenciais compradores no seu mercado devem estar cientes de que a sua casa está à venda. A publicidade deve ser convincente e inspirar ação. Idealmente, o consultor imobiliário escolhido também deve ter um plano para alcançar os compradores com o orçamento adequado que possam não ter considerado a sua casa ou a sua localização diretamente. Isso pode ser alcançado através de vários métodos de marketing, tais como a base de dados, anúncios nas redes sociais, materiais impressos, campanhas por telefone ou SMS, direcionadas a compradores que estejam ativamente à procura em áreas próximas ou com requisitos não muito diferentes da sua casa.

Dica: Se o seu consultor imobiliário oferecer opções para investir numa divulgação extra para a sua casa, deve considerá-las, especialmente se esses canais de marketing tiverem um alcance e uma vida útil decentes.

Também faz parte da apresentação geral o nível de serviço fornecido pelo seu consultor. É essencial estar disponíveis para os potenciais compradores e responder rapidamente a todos os pedidos de informações e de visita. As visitas devem ser conduzidas profissionalmente, com todas as informações importantes sobre a casa facilmente disponíveis para os interessados.

No entanto, o fator mais importante é o preço. Pode ter a melhor apresentação do mundo e o melhor marketing que o dinheiro pode comprar, mas ainda pode ter dificuldades para vender se os compradores não encontrarem valor no preço anunciado (que já agora deve ser baseado nas suas expectativas e em dados concretos do atual mercado).

Vamos considerar alguns cenários práticos:

Cenário #1: Ninguém está a visitar a sua casa.

A sua divulgação não está a funcionar. O seu consultor deve sugerir pro-ativamente mudanças na sua estratégia de marketing online o mais rápido possível. A sua presença online deve ser revista regularmente (ou seja, a cada 2 semanas). Continue a ajustar as fotos, o anúncio e/ou o preço até que as visitas comecem a melhorar.

Cenário 2: Compradores estão visitando sua casa, mas ninguém está fazendo ofertas.

A sua expectativa de preço está a desfasada do mercado e das expectativas dos compradores, ou algum aspecto da apresentação da sua casa está a afastar os compradores depois que eles a visitam. Discuta isso honestamente com o seu consultor e definam as mudanças apropriadas.

Cenário 3: A sua casa está no mercado há algumas semanas. Os compradores estão a visitar e a apresentar propostas, mas você sente que essas propostas são muito baixas.

As expectativas de preço podem estar muito altas e poderá ter considerar a redução do preço pretendido ou manter a sua casa mais tempo no mercado.

É culpa do consultor imobiliário?

É fácil culpar o consultor imobiliário quando uma casa não é vendida, mas tente adotar uma visão objetiva antes de presumir que a responsabilidade é toda dele.

Fez tudo o que é possível para tornar a sua casa atraente para os potenciais compradores?

Tem confiança de que a sua expectativa de preço ainda está alinhada com o valor real de mercado?

Dica: Visite outras casas no mesmo intervalo de preço e que os potenciais compradores estão a considerar, para ver como a sua casa se compara à concorrência. Tente ser objetivo na sua avaliação. Pergunte ao seu consultor quais opções os compradores estão a escolher ao invés da sua casa e por quê.

O seu consultor deve fazer tudo o que for possível para obter o preço que você deseja. Eles devem promover a sua casa da melhor maneira possível e fazer alterações regulares no marketing para aumentar o interesse dos compradores. Mas se o marketing estiver certo e a apresentação estiver certa, lembre-se...

Tudo se resume ao preço.

Todas as casa são vendidas...pelo preço certo.

É claro que o preço importa e maximizar o resultado é fundamental. Quando consegue alinhar o preço, a apresentação e a divulgação ao mesmo tempo, é quando a mágica acontece e você obtém o melhor resultado possível.

Não perca nenhum artigo!

Subscreva para receber em primeira mão os nossos artigos no seu email todas as semanas.

Nós também detestamos SPAM! Por isso só enviamos conteúdos que sejam relevantes para si.
Enviado com sucesso!
Oops! Alguma coisa correu mal.
Vender

Quer obter o melhor resultado na venda da sua casa?