O mercado imobiliário ainda é um mercado de proprietários ou está finalmente a mostrar sinais de desaceleração? E o que as mudanças nas condições do mercado significam para si enquanto vendedor?
Os principais profissionais do setor imobiliário têm vindo a prever que o crescimento aparentemente interminável dos preços das casas, juntamente com uma escassez sem precedentes de anúncios de imóveis, não irá durar para sempre. Vários fatores sugerem que o momento de mudança no mercado está cada vez mais próximo.
Como proprietário, poderá ter estado à espera do melhor momento possível para vender sua casa, ou talvez ainda não fosse a altura certa para vender devido a questões pessoais. Mas a verdadeira questão é: será que já perdeu a oportunidade de vender a sua casa neste mercado de proprietários pós-pandemia?
Descubra como deve navegar nestas mudanças de mercado se estiver a pensar colocar a sua casa à venda e o que um consultor experiente pode fazer para ajudar.
Nos últimos meses houve um registo do influxo mais significativo de novas casas desde Junho de 2019. Mas o aumento no número anúncios significa o fim da pouca oferta que alimentou o crescimento do mercado imobiliário nos últimos dois anos?
Não exatamente. Se olharmos os números um pouco mais de perto, veremos que, embora a extremidade da oferta da cadeia do mercado imobiliário esteja lentamente a se recuperar, ainda não está perto dos níveis de 2017-2019. Para contextualizar, o número de anúncios de venda ativos ainda é inferior à metade dos níveis pré-pandemia.
Desta forma, olhando apenas para a relação oferta-procura, ainda há um longo caminho a percorrer para ter a mesma saturação de casas disponíveis em 2017.
Quanto aos preços das casas, eles ainda estão a subir, pelo menos por enquanto. À medida que as taxas de juros aumentam, o número de compradores de imóveis qualificados inevitavelmente diminuirá. A aspiração pela casa própria continua forte e, é aqui que as taxas mais altas levam os compradores para o mercado de forma a que consigam garantir uma casa antes de mais aumentos nas taxas.
O resultado? As casas anunciadas para venda ainda não permanecem no mercado por muito tempo e os preços das casas continuam a subir. No entanto, se compararmos com o ano passado, não receberá tantas propostas de compra. Ainda assim, as casas continuam-se a vender.
Os preços médios das casas e as tendências nacionais sempre precisam de nuances locais e regionais para entender como as mudanças nas condições do mercado lhe afectarão a si pessoalmente. Uma coisa que vale a pena notar é que, neste momento, os padrões migratórios para zonas metropolitanas e áreas suburbanas mais em conta continua a crescer.
A outra tendência a que deve ter atenção enquanto vendedor, é que os aumentos das taxas de juros inevitavelmente atingirão as camadas com menos poder económico, o que significa que os compradores de primeira viagem terão mais dificuldade para se qualificar para um financiamento. Se está prestes a vender uma casa de gama média-alta, terá menos preocupações do que um vendedor de uma casa de gama média-baixa.
Mas mesmo que o seu comprador alvo seja um comprador de primeira viagem, as variações regionais desempenharão sempre um papel fundamental.
É aqui que um consultor imobiliário com profundo conhecimento local se torna valioso. Um consultor com experiência no tipo específico de casa e área onde pretende vender, sabe certamente o que tem de fazer. Ele saberá exatamente para quem e como comercializar a sua casa, garantindo que ela seja vendida pelo melhor preço possível dentro do prazo desejável.
A resposta é: ainda não. Embora o mercado imobiliário esteja a mostrar sinais de mudança, atualmente não está a mudar a uma velocidade preocupante do ponto de vista do vendedor. No entanto, dependendo do seu tipo de casa e localização, recomendamos que não demore muito mais e ainda tente vender este ano.
Na PS Real Estate Team, ajudamos muitas pessoas a navegar nas mudanças do mercado e ficaríamos felizes em ajudá-lo também.
Na PS Real Estate Team, ajudamos muitas pessoas a navegar nas mudanças do mercado e ficaríamos felizes em ajudá-lo também.