Já perdeu horas e horas a pesquisar e visitar imóveis na expectativa de realizar o sonho de ter a sua casa? Se tem vindo a adiar a compra da sua casa à espera de um melhor cenário económico, este pode ser o momento certo para avançar.
Depois de alguns anos num mercado de vendedores, onde era difícil para os compradores encontrarem a casa dos seus sonhos, a tendência está a mudar a favor dos compradores. Um consultor imobiliário, especialista na localização para onde está a pensar se mudar, pode ajudá-lo a navegar nestas novas tendências e encontrar a casa certa para si.
É verdade que o BCE continua a aumentar as taxas de juros, o que poderá reduzir a acessibilidade ao crédito para alguns compradores. No entanto, o que muitos não percebem é que algumas destas mudanças no mercado imobiliário são benéficas para quem está a comprar. Depois de alguns anos onde as casas saíam do mercado alguns dias após serem divulgadas, agora começam a ficar no mercado por mais tempo. Ao invés de se venderem em apenas alguns dias ou semanas, começa a ser mais comum existirem casas que permanecem no mercado por alguns meses.
Com os imóveis a demorem mais tempo para serem vendidos, quem está a vender tende a baixar o preço e essas reduções de preços ajudam os compradores que têm um orçamento mais apertado. Com a subida da inflação e das taxas de juros os custos para manter o mesmo estilo de vida também subiram, o que para alguns proprietários pode significar ter de vender a sua casa porque a prestação do financiamento se tornou menos confortável para pagar. Mais casas no mercado aumentam as opções e ajudam na redução dos preços, beneficiando os compradores.
Com a possibilidade das taxas subirem para os 4% já em 2023, comprar uma casa no próximo ano será menos atraente e mais caro do que nos últimos tempos, levando a que menos compradores se sintam confiantes em fazer um investimento significativo. Se está hesitante sobre o que poderá acontecer, pode sempre considerar uma casa menor ou comprar numa localização diferente daquela que originalmente tinha em mente.
Se é um dos compradores à procura de uma casa no meio desta incerteza económica, ficará feliz em saber que existem opções que lhe podem ajudar a obter uma nova casa. Cada vez mais compradores estão a recorrer a financiamentos com taxa variável para reduzir os seus pagamentos mensais e pré-qualificar para mais casas.
Um financiamento com taxa variável, permite uma taxa de juros mais baixa do que um financiamento com taxa de juros fixa, reduzindo o valor da prestação, assim como a taxa de esforço do agregado, aumentando o seu poder de compra.
Não tem de deixar que as taxas de juros lhe impeçam de comprar uma casa. Pode sempre realizar algumas medidas que facilitam a obtenção de um empréstimo mais acessível. Um bom exemplo, é possuir um valor de entrada mais alto, não só reduzirá o montante sobre o qual lhe serão cobrados os juros, como o banco assume um risco menor, poderá estar mais pré-disposto a negociar.
Se estiverem dispostos a ajustar as suas expectativas, os compradores, podem aproveitar as mudanças no mercado a seu favor.
Estamos aqui para lhe ajudar e garantir que a mudança para a sua próxima casa seja uma transição perfeita!